terça-feira, 26 de agosto de 2008

Capítulo III - Curso de formação abre nova etapa na luta contra a privatização do petróleo brasileiro

III - Seguindo a série Petrobrás...

Curso de formação abre nova etapa na luta contra a privatização do petróleo brasileiro

Fonte: Agência Petroleira de Notícias (http://www.apn.org.br/)

Aprofundar o entendimento sobre as questões referentes ao petróleo, da compreensão dos elementos técnicos à importância geopolítica, é a proposta dessa primeira palestra do curso de formação de formadores organizado pelo Fórum Nacional contra a Privatização do Petróleo e Gás. Essa atividade inicia um novo processo de mobilização da luta pelo cancelamento dos leilões das áreas promissoras de petróleo e gás. A partir de agora, a idéia é integrar mobilizações de rua com um processo de formação da militância e de criação de comitês locais, para dar mais amplitude ao movimento. A palestra acontece nessa quinta-feira, dia 21 de agosto, às 18h30min, no Auditório do Sindipetro-RJ, que fica na Av. Passos, 34, Centro do Rio. O engenheiro Paulo Metri conduzirá a apresentação do tema.

Metri possui mestrado em Engenharia Industrial, é conselheiro do Clube de Engenharia e diretor do Instituto de Solidariedade Brasil. Trabalhou os últimos 30 anos na área de energia e hoje integra a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). O reconhecido engenheiro e militante fará a palestra partindo da apresentação da situação brasileira e da dependência dos países ao suprimento de petróleo, até chegar as formas de exploração e produção do petróleo no mundo e a utilização de campos do pré-sal. Ainda serão abordados o significado do pré-sal na sociedade atual, a necessidade de mudança do marco regulatório, os princípios básicos que devem nortear esse processo, a importância geopolítica do petróleo, o modelo do monopólio estatal, a descrição detalhada do modelo atual, o royalty, a participação especial e o Fundo Brasileiro do Petróleo.

Com esse curso, os integrantes do Fórum Nacional contra a Privatização do Petróleo e Gás pretendem aprofundar a formação e entendimento da sociedade como um todo e, em especial, dos movimentos sociais sobre esse processo de ataque à soberania nacional. Confira abaixo o calendário de luta em defesa do petróleo brasileiro:
21 de agosto, quinta-feira, às 18:30h, no Auditório do Sindipetro-RJ (Av. Passos, 34, Centro do Rio, perto da Praça Tiradentes) – Curso de formação de formadores da campanha “O Petróleo tem que ser nosso!” com Paulo Metri, da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET).

26 de agosto, terça-feira, 18:00h, no Auditório do Sindipetro-RJ – Plenária do Fórum Nacional contra a Privatização do Petróleo e Gás.

29 de agosto, sexta-feira, às 17h, na Central do Brasil – Panfletagem e agitação sobre a necessidade de reverter o processo de privatização do petróleo e do gás brasileiros.
7 de setembro, domingo – Participação da Campanha contra a Privatização do Petróleo e Gás no Grito dos Excluídos
20 de setembro, sábado – Seminário da Campanha “O Petróleo tem que ser nosso!”
É permitida (e recomendável) a reprodução desta matéria, desde que citada a fonte.

Nenhum comentário: